O Sistema GS1 é um conjunto de padrões utilizados em mais de 150 países, que possibilita a gestão eficiente das cadeias de suprimentos, identificando com exclusividade, produtos, unidades logísticas, localizações, ativos e serviços. Facilita a integração de processos, proporcionando soluções estruturadas para mensagens eletrônicas, viabilizando a total rastreabilidade das operações e a visibilidade dos itens que transitam nas cadeias de suprimentos.
Por onde começar?
Os números de identificação de um produto podem ser representados por meio de um código, possibilitando sua leitura eletrônica, ou seja, o "BIP" nos caixas de supermercados ou em qualquer outro ponto de venda.
Essa é a função do Código de Barras: possibilitar que um leitor ou scanner possa ler o número de identificação de cada produto. A identificação única do produto é garantida pelo GTIN – Número Global de Item Comercial. A partir dele é gerado o código de barras conhecido por EAN-13, permitindo que a empresa identifique o produto sabendo exatamente qual é o seu tipo e variações (cor, peso, tamanho, etc). Para criar um código de barras, é preciso ter o GTIN, cuja numeração é controlada e atribuída de forma padronizada por uma única organização no mundo: a GS1.
Veja abaixo todos os detalhes desses padrões que contribuem para um mundo melhor.