Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksMarketplace

Solicitar código de barras
Skip Navigation LinksGS1 Brasil > Códigos e Padrões > Venda produtos no marketplace da Amazon

Venda produtos no marketplace da Amazon

​​​​​​​​​​​​

Quer começar a vender seus produtos no marketplace da Amazon, mas não sabe por onde começar?

Conte com a GS1 Brasil!

Introdução

Atualmente, a Amazon se tornou um dos principais marketplaces do Brasil e muitas pessoas enxergaram a oportunidade de impulsionar o seu negócio comercializando produtos na plataforma.

Porém, o primeiro passo é saber que para a maioria das categorias, como Eletrônicos, Games, Material Escolar e de Escritório, Livros, Eletroportáteis, Decoração e Ferramentas, será solicitado para cadastramento e venda um GTIN (EAN) – Global Trade Item Number – Número Global do Item Comercial, para que assim o produto tenha um número de identificação único e reconhecido mundialmente.

Passo a passo para vender na Amazon

Cadastro como seller

O vendedor precisa ser pessoa ou lojista com CPF ou CNPJ válido; dar informações da loja on-line; ter uma conta de e-mail e número de celular; possuir uma conta bancária e um cartão de crédito internacional.

Plano de vendas

Escolha o plano de vendas. A Amazon oferece duas opções: o Plano de Vendas Profissional, cujo valor é de R$ 19 mensais, não importa quantos produtos você venda, e o Plano Individual, em que é pago R$ 2 por venda.

Categorias

Existem 16 categorias permitidas na plataforma e você precisa enquadrar o seu produto em uma delas, mas informe-se antes de colocar os produtos à venda.

Cadastro do produto

Faça o cadastro dos produtos na plataforma. Nesse momento, o código GTIN (EAN) será exigido. Sem ele, o produto não poderá ser vendido. É fundamental fazer um cadastro bastante completo para que o seu produto ganhe mais notoriedade.

Seleção

Esta é a última etapa de cadastro, em que os produtos devem ser selecionados e publicados para a venda. Existe a alternativa de publicar poucos produtos por vez até se adaptar à plataforma.

Loja integrada

Vendedores que possuem uma loja virtual já estruturada podem se cadastrar com mais facilidade, pois basta importar o catálogo para o marketplace da Amazon, por meio do sistema de integração.

Frete

As tarifas são definidas pelo próprio vendedor baseadas no modelo de envio (peso do item ou faixa de preço). Dependendo da região ou do serviço de entrega, as taxas podem sofrer alterações.

Pagamento

Geralmente, os fundos de um pedido só são liberados sete dias depois da data final de entrega, os pagamentos também só são feitos a cada 12 dias úteis, independentemente do dia que o faturamento do produto vendido for realizado.

O que é o GTIN (EAN)?

O GTIN (EAN) é um padrão criado e administrado pela GS1. É ele que aparece abaixo dos códigos de barras, amplamente utilizado no varejo físico para identificação de produtos. Sua forma mais comum é de 13 dígitos, podendo também ser formado por 8, 12 ou 14 dígitos.

Os canais digitais usam esses identificadores únicos para estabelecer a singularidade de um produto. E não é só isso, os benefícios de adotar o GTIN vão além e se estendem ao on-line de uma forma geral, entre os principais podemos citar:

 
 
  • Melhorias na experiência do consumidor.
  • Aumento da relevância das buscas on-line.
  • Simplificação do processo de busca no on-line.
  • Redução da concorrência desleal.
  • Aumento significativo das vendas.
 
 

Por que a Amazon faz esta exigência?

O marketplace da Amazon faz esta exigência com a finalidade de melhorar a qualidade e a eficiência do seu catálogo de produtos e a experiência do cliente. Além disso, o seller e a Amazon terão a certeza que entregarão o produto correto para o cliente. Por isso, no marketplace da Amazon, é muito importante que o seller associe sempre o produto ao GTIN (EAN) correspondente, pois após a escolha do consumidor por meio do “click”, a separação e a entrega serão baseadas no GTIN (EAN) do produto.

Como obter o GTIN (EAN)?

No Brasil, o GTIN (EAN) é um padrão de identificação gerenciado e atribuído pela GS1 Brasil. Para ter um GTIN (EAN) a sua empresa deverá se associar à entidade. É rápido e fácil. Vale lembrar que o GTIN (EAN), caso não seja fornecido pela GS1, é considerado inválido pelo marketplace da Amazon.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Benefícios de utilizar o GTIN (EAN) da GS1 na Amazon

Torna o processo de vendas on-line mais consistente e confiável.

Usar o GTIN (EAN) demonstra profissionalismo, seriedade e preocupação com a qualidade e com a adequação dos produtos às boas práticas do mercado.

Para o consumidor, o GTIN (EAN) permite encontrar o produto correto e comparar preços, facilitando a decisão de compra.

Confiável: o GTIN (EAN) tem sido utilizado por mais de 40 anos, tornando-se uma referência mundial para a identificação de produtos em vários setores.

Único: o GTIN (EAN) identifica três características de maneira exclusiva: o país onde o produto foi licenciado, a empresa e o próprio produto.

Rastreável: possibilita que todos na cadeia de suprimentos utilizem um sistema interoperável, o que facilita o rastreamento.

Universal: o GTIN e o código de barras que o acompanha podem ser digitalizados e são reconhecidos em qualquer lugar do mundo.

Não só na Amazon, o GTIN é considerado um dado muito importante em qualquer plataforma marketplace. Abaixo separamos alguns motivos que exemplificam isso:

  • Chave única e inequívoca de identificação de produtos.
  • Permite a captura, a consolidação e a validação de atributos.
  • Possibilita análises mais inteligentes.
  • Otimiza sistemas internos de gestão, bem como o catálogo de produtos.
  • Reduz listas com baixo retorno.
  • Permite buscas em sistemas externos (robôs que buscam informações em outros sites).
  • Reduz o risco de produtos falsificados, contrabandeados, de origem não identificada.
  • Diminui a duplicidade de informações em seus bancos de dados internos.
​​