O EPC, código eletrônico de produto, é um número único usado para identificar um item específico na cadeia de suprimentos. Este número é gravado em uma etiqueta de RFID composto por um chip e uma antena.
O EPC agiliza os processos e permite dar maior visibilidade dos produtos por meio da disponibilização de informações com tecnologia mais avançada em relação ao que se alcança atualmente.
Através do EPC não é feito apenas o rastreamento de um processo ou de uma empresa, mas de cada produto individual aberto a toda a cadeia de suprimentos.
Uma vez que o EPC é lido na etiqueta, ele pode ser associado aos dados localizados em um banco de dados seguro, como a origem do item ou a data de produção. Exatamente como o GTIN no código de barras do produto, o EPC é uma chave que contém a informação utilizada entre a Rede EPC.
O EPC baseado em RFID serve para saber o código do objeto sem manusear o produto. Os conceitos da rede EPC são mais amplos, servem para compartilhar os eventos ocorridos com um determinado item. Com o RFID você identifica cada um dos seus produtos através do uso das chaves GS1 (como por exemplo um GTIN mais número serial, ou SSCC, ou GIAI, etc,). Isso permite levar o gerenciamento de inventário a um nível mais avançado.
Identificação ao nível de item permite que você localize cada produto, individualmente, em qualquer lugar da cadeia, dando maior visibilidade do seu estoque e processos operacionais.
Com uma informação precisa, você tem flexibilidade para atuar em tempo real – o que é vital para prover um serviço que os seus clientes
omnichannel esperam.