Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation Linksboticagastronomica-2015

Solicitar código de barras
Skip Navigation LinksGS1 Brasil > Conteúdo > Cases > Identificação e rastreabilidade na Botica Gastronômica

Identificação e rastreabilidade na Botica Gastronômica


A Botica Gastronômica, fundada em 2012, tem como objetivo vender bem-estar e tempo aos seus clientes por meio de pratos prontos saudáveis e congelados.

A proposta da Botica é elaborar refeições saborosas combinando ingredientes, despertando sensações e a consciência de uma vida saudável pela alimentação.

No início das atividades como indústria, o seu canal de vendas era próprio, B2C, através do delivery. No entanto, o espírito empreendedor e visionário de seus sócios (Rodrigo Santiago e Adilson Lima) os levou a crer que a única forma de alavancar o negócio seria através de ganho de escala e venda via varejistas. 
Portanto, desde sua fundação, a empresa é filiada a GS1 Brasil e utiliza o código de barras padronizado em suas embalagens visando a profissionalização e adequação ao mercado.

No final de 2013, a empresa iniciou o canal de vendas B2B através da parceria com o GPA – Grupo Pão de Açúcar e, em outubro de 2014, firmou parceria com o Grupo Carrefour.


Da teoria à prática | Sobre o projeto

O plano da Botica Gastronômica foi expandir sua atuação e diversificar a distribuição por meio de varejistas de médio e grande portes em todo o território nacional e atender as exigências de mercado quanto à tecnologia de rastreabilidade.

No início de sua operação, a Botica Gastronômica começou a utilizar o GTIN/EAN13 em seus produtos, apesar de vender somente através de delivery (não havia necessidade da identificação). Porém, seus sócios já se preparavam para atender a novos mercados.

Em outubro de 2013, quando foi firmado o contrato com o GPA, a Botica Gastronômica já estava preparada para o fornecimento, pois o processo de identificação de seus produtos estava adiantado, o que possibilitou agilidade no fornecimento, evitando o desperdício de embalagens e retrabalhos.

O passo seguinte foi a expansão do uso dos padrões GS1. A partir de outubro de 2014, a entrega centralizada no Centro de Distribuição do GPA passou a ter a necessidade da aplicação do DUN-14 nas etiquetas das unidades logísticas (paletes) do produto. Mais uma vez, a tecnologia GS1 deu todo o suporte e auxiliou a Botica Gastronômica nesse passo importante para automação de toda a operação logística da empresa.

Em janeiro de 2015, para atender a uma nova demanda do GPA, foi desenvolvida a etiqueta com o padrão GS1-128. Com a aplicação desta etiqueta é possível incluir informações adicionais aos produtos propiciando a rastreabilidade, além da automatização do processo de recebimento no Centro de Distribuição do GPA.

"A adequação a esta nova demanda não nos tomou grandes esforços devido à presteza e disponibilidade dos profissionais da GS1 Brasil no acompanhamento e suporte no desenvolvimento e certificação dessa nova etiqueta", comentou Rodrigo Santiago.

A Botica Gastronômica recebeu, inclusive, um feedback positivo do GPA, pois a empresa foi um dos primeiros fornecedores de pequeno porte a se adequar à utilização do padrão GS1-128 tanto para rastreabilidade das caixas quanto dos paletes.

Resultados alcançados

A utilização dos padrões GS1 desde o início das operações da Botica Gastronômica, mesmo ainda não vendendo para o varejo, proporcionou uma visibilidade para a empresa, além de ganhos financeiros, pois não houve desperdício e descarte de embalagens no momento em que foi fechado o contrato com o Grupo Pão de Açúcar. Houve uma economia aproximada de R$ 7.000,00 no aproveitamento dos materiais existentes.

“Consideramos também um ganho de tempo e agilidade em todo o processo, pois estar preparado tecnologicamente no momento em que surge uma oportunidade nos traz uma vantagem competitiva em relação aos possíveis concorrentes”, afirma Rodrigo Santiago.