Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation Linkssaude

Solicitar código de barras
Skip Navigation LinksGS1 Brasil > Setores > Saúde

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Segurança do paciente, eficiência da cadeia de suprimentos e rastreabilidade dos medicamentos

Não há dúvida da relevância deste setor que lida diariamente com vidas humanas e por isso, investe constantemente em tecnologia de ponta, levando mais segurança e conforto aos pacientes. 
A GS1 Brasil tem orgulho de fazer parte desse processo transformador, atuando no setor há mais de 15 anos, desde a regulamentação de um código padrão de identificação de produtos que compramos nas farmácias, até os dias atuais com a implementação da rastreabilidade de medicamentos no Brasil. 
Nossos padrões e tecnologias formam a base que impulsionam as melhorias implementadas por diversas empresas na cadeia de suprimentos do setor. Trabalhamos em conjunto com a ANVISA, grupos internacionais da GS1 Healthcare e entidades setoriais para encontrarmos, juntos, as melhores soluções.
Atualmente a GS1 Brasil coordena, com o apoio das entidades do setor, um grupo de trabalho que vai definir um modelo padrão tecnológico para a comunicação horizontal para toda cadeia, essencial para a rastreabilidade de medicamentos no Brasil.

Benefícios dos Padrões GS1 para o setor de saúde

texto alternativo 
Segurança do paciente

Os hospitais investem constantemente em tecnologias que melhoram seus processos e que resultam na maior segurança do paciente. Os padrões GS1 são, por exemplo, a base para a correta identificação e captura de informações.

texto alternativo 
Rastreabilidade de medicamentos

Essa é uma demanda global e, no Brasil, o prazo de implementação é abril 2022, onde todos os medicamentos definidos pela ANVISA deverão ser rastreáveis.

texto alternativo 
Gestão e rastreabilidade de dispositivos médicos

Diversos países têm regulamentado questões sobre gestão e rastreabilidade de dispositivos médicos e os padrões da GS1 são a base dessas regulamentações. 

Conheça as iniciativas da GS1

Iniciativas para desenvolver melhores práticas, melhorar a precisão, velocidade e eficiência da cadeia de suprimentos.

 

Rastreabilidade de medicamentos

Essa é uma demanda global, no Brasil a ANVISA está definindo as regras, em preparação para esta demanda, as empresas d​a cadeia de suprimentos já iniciaram ou estão em fase de planejamento para atender ao regulamento, por exemplo, muitos fabricantes já adequaram suas linhas de produção para imprimir o código de barras GS1 DataMatrix na embalagem secundária dos medicamentos. Da mesma forma atacadistas, varejistas e hospitais estão se adequando para a mesma demanda.

 

​Identificação de dispositivos médicos

Todos os dispositivos exportados para os EUA e EU precisam de uma identificação única padronizada chamada de UDI – Unique Device Identification. No Brasil, desde meados de 2020, próteses de joelho e quadril além de stents cardiológicos, também precisam ter o UDI implementado. O UDI consiste na aplicação de um código de barras, baseada em padrões GS1, contendo informações mínimas para gestão e rastreabilidade, por exemplo: identificação do produto (GTIN), data de validade, número do lote e número serial quando pertinente, fique atendo as regulamentações de cada pais.​​​​

Quem está usando os Padrões GS1

A GS1 Brasil apoia os associados na correta aplicação dos Padrões GS1, o objetivo é ajudá-los a obter ganhos de produtividade, rastreabilidade e principalmente melhorar a segurança dos paciente e consumidores, veja alguns dos nossos cases.​​

Sustentabilidade no setor

A GS1 Brasil e o Sistema GS1 contribuem para o cumprimento de 14 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, sendo que no setor de saúde, contribui diretamente com os ODS 3, 8 e 9.

ODS 9.jpg
 ​