Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksGovernanca

Solicitar código de barras

Governança

​​​​​​A GS1 Brasil busca constantemente melhorias na qualidade de seus serviços e desenvolvimento da sua gestão, alinhados com as melhores práticas no mercado nacional e internacional contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do país. Conheça as principais iniciativas.

Pacto Global

Desde 2003, a organização é signatária do Pacto Global, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial para incorporar em seus negócios, 10 ações nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

Os dez princípios do Pacto Global

1principio.png 1. Respeitar
e apoiar os direitos humanos.

2principio.png 2. Assegurar
a não participação em violações dos direitos humanos.
3principio.png 3. Apoiar
a liberdade de associação e reconhecer o direito à negociação coletiva.
4principio.png 4. Eliminar
todas as formas de trabalho forçado ou compulsório.
5principio.png 5. Erradicar
todas as formas de trabalho infantil da sua cadeia produtiva.

6principio.png 6. Estimular
práticas que eliminem qualquer tipo de discriminação no emprego. 

7principio.png 7. Assumir
práticas que aditem uma abordagem preventiva, responsável e proativa para os desafios ambientais.
8principio.png 8. Desenvolver
iniciativas e práticas para promover e disseminar a responsabilidade socioambiental.
9principio.png 9. Incentivar
desenvolvimento e a difusão de tecnologias ambientalmente responsáveis.
10principio.png 10. Combater
a corrupção em todas as suas formas, incluindo a extorsão e o suborno.



Empresas de todos os portes, além de governos e instituições públicas e do terceiro setor, podem fazer parte da rede do Pacto global. O passo a passo está disponível em www.pactoglobal.org.br 

GS1 nas plataformas de ação  

Plataforma de ação pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS:  A GS1 Brasil atua como ponto focal do subgrupo "Integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na estratégia empresarial”, que visa o incentivo e a integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas empresas, indo além de um simples vínculo ou de ações pontuais. O público-alvo desta iniciativa são pequenas e médias empresas (PMEs), que representam cerca de 70% dos nossos associados.  Clique aqui para saber mais.

Plataforma de ação pelo agro sustentável: Essa plataforma tem por objetivo desenvolver atividades e projetos guiados pelos Princípios Empresariais para Alimentos e Agricultura (PEAAs) e Objetivos de Desenvolvimento Sustentávelcorrelatos, em especial o ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável) e o ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis). Com nossa expertise em rastreabilidade e automação contribuímos em discussões e projetos. Acesse aqui o site do Pacto Global e saiba mais.

Acompanhe o Portal de Notícias da GS1 Brasil e saiba mais sobre a nossa participação junto ao Pacto Global.

Política de gestão integrada da GS1 Brasil

Proporcionar aos associados e a toda comunidade, acesso, conhecimento e a correta aplicação do Sistema GS1, contribuindo com o gerenciamento eficiente das cadeias de suprimentos, tais como:  
  • Qualificação e o desempenho dos colaboradores;  
  • Melhoria contínua dos processos e serviços;  
  • Ética, atendimento à legislação, imparcialidade, desenvolvimento sustentável e transparência em todas as suas relações;  
  • Atualização e transferência de tecnologia;  
  • Compromisso de responsabilidade quanto à prevenção das questões ambientais, sociais, saúde ocupacional, segurança do trabalho e das informações.  

Para isso, a GS1 Brasil baseou-se em algumas regulamentações para garantir a atuação de acordo com as melhores práticas de mercado e assim fortalecer sua missão, visão e valores, sendo elas:  
  • ISO 14001 - Gestão Ambiental  
  • ISO 9001 - Qualidade  
  • OHSAS 18001 - Segurança/Saúde  
  • ABNT NBR16001 – Responsabilidade Social
​​

Relatório de Sustentabilidade​​

​​A GS1 Brasil divulga seu relatório de sustentabilidade, com base na versão G4 da Global Reporting Iniciative (GRI), que promove reports para que as organizações se tornem mais sustentáveis e contribuam para um mundo mais justo e igualitário.