
Uma ferramenta essencial para monitorar o desempenho econômico.
Em dezembro de 2025, a Taxa de Retração Industrial da GS1 Brasil apresentou variação negativa na comparação mensal, interrompendo o movimento de alta observada em novembro. O indicador Brasil registrou recuo de 0,2% em relação a novembro, enquanto entre as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) a retração foi mais acentuada, com queda de 13,6%, indicando redução no número de empresas que encerraram seus portfólios de produtos no período.
Na comparação anual, os percentuais apresentaram variações positivas em relação a dezembro de 2024, com crescimento de 10,1% no indicador Brasil e de 16,1% entre as MPEs. Apesar da melhora observada na comparação mensal, o resultado anual indica que o nível de encerramentos permanece acima do registrado no mesmo período do ano anterior.
No acumulado de 2025, o indicador registrou alta de 3,6% no Brasil e de 8,9% entre as MPEs. O resultado permanece em linha com o acumulado dos últimos 12 meses.
Em síntese, os resultados de dezembro reforçam a manutenção do patamar do indicador no encerramento de 2025, após movimentos concentrados ao longo do ano. A trajetória observada indica que as variações mais representativas se concentraram no segundo semestre, com maior intensidade entre as Micro e Pequenas Empresas (MPEs), indicador que apresentou maior volatilidade em relação ao Brasil.


A Taxa de retração Industrial é um levantamento estatístico que gera informações úteis ao monitoramento e antecipação de tendências econômicas, constituindo-se em importante ferramenta para a tomada de decisões nos âmbitos público e privado, para análises econômicas realizadas no meio acadêmico, em consultorias e em organizações públicas.
Este indicador foi criado com base no número de empresas que encerram seu portfólio de produtos. Ele foi concebido com a finalidade de aferir e identificar tendências no encerramento de atividades empresariais no Brasil.
Devido sua abrangência e com o intuito de manter a confidencialidade e proteger a identidade das empresas, sua publicação ocorre por meio de um número índice, calculado com base média 2012 = 100.
São publicados os números Total Brasil e a abertura para Micro e Pequenas empresas (MPE). O indicador possui poder explicativo direto com significância estatística.
A série histórica da Taxa de Retração Industrial inicia-se em janeiro de 2013.
Principais usos: Identificação de tendências no encerramento de atividades empresariais no território nacional.
Abrangência Geográfica: Brasil
Abertura: Micro e Pequenas Empresas
Periodicidade: Mensal.