O GS1 Digital Link fornece uma sintaxe para embarcar chaves de identificação GS1, identificadores de aplicação e atributos de dados em um formato que pode ser usado na web de maneira intuitiva e automática por meio de uma solicitação direta da web para permitir que consumidores e outras pessoas acessem diretamente informações e serviços relevantes sobre produtos, ativos, locais etc.
Um URL de GS1 Digital Link pode ser codificado nativamente em qualquer suporte de dados que suporte a codificação de um endereço da web (URL). Isso significa que portadores de dados adicionais, como QR Codes®, marcas d'água digitais, tags NFC e outras tecnologias também poderão incluir chaves de identificação GS1 enquanto continuam fornecendo links para informações relevantes.
Quando o portador de dados é criado e esse URL é incorporado nele, um dispositivo de varredura pode extrair o URL inteiro, e nenhum processamento adicional pelo dispositivo de varredura (como por exemplo celulares e tablets).
Existe também a possibilidade de utilização de “resolvers” que podem fazer a inteligência da captura dos dados, conseguindo conectar somente um GTIN, por exemplo, as suas informações na Web.