Da teoria à prática | Sobre o projeto
Desenvolvimento e implantação de uma plataforma colaborativa web para compartilhamento de informações de segurança alimentar e rastreabilidade denominada Sistema Integrado de Qualidade (SIQ) Carrefour, em que Carrefour e fornecedores são demandados a compartilhar informações necessárias ao cumprimento dos requisitos da RDC/24 da ANVISA (Recall de alimentos), bem padronizar a identificação das embalagens secundárias e os paletes com códigos de barras no padrão GS1-128, conforme modelos previamente desenvolvidos pela GS1.
A aplicação da identificação padronizada é fundamental à automação dos processos, viabilizando em um primeiro momento, na inspeção de recebimento, validar pela leitura dos códigos as informações previamente enviadas pelo fornecedor, e em seguida, facilitar os processos de separação de produtos, bem como a coleta de pesos variáveis e datas de validade.
O projeto permitiu ganhos de eficiência nos processos de recebimento, redução de custos com insumos, impacto ambiental positivo pelo menor uso de papéis.
A dinâmica de recebimento de produtos em centros de distribuição, independentemente de seu porte, demanda contínuos esforços na melhoria de processos e registros de informações. No varejo de alimentos, essa demanda ainda é potencializada pelo grande sortimento de itens recebidos, inspecionados, movimentados e expedidos diariamente, bem como pelos constantes requisitos de qualidade a serem cumpridos visando garantir alimentos saudáveis e evitar potenciais riscos, perdas ou rupturas.
Diante dessa realidade, a automação de processos se torna indispensável para dar maior agilidade e acurácia aos processos, bem como atender a novas exigências regulatórias.
O Grupo Carrefour, ciente de seu papel de indução dos fornecedores à cultura da segurança alimentar, prevenção de riscos e perdas, solicitou à empresa Safe Trace S/A, sua parceira e fornecedora de uma plataforma colaborativa de serviços em rastreabilidade de alimentos nas linhas Garantia de Origem Carrefour desde 2010, que realizasse o levantamento de requisitos e construção de uma solução que atenda aos requisitos da RDC/24 da Anvisa, e substitua processos realizados em papel e planilhas por uma plataforma de compartilhamento de informações de qualidade e rastreabilidade, resultando no Sistema Integrado de Qualidade (SIQ) Carrefour.
O Sistema integrado de Qualidade é uma plataforma colaborativa de informações, compartilhada entre os fornecedores e o próprio Carrefour, e tem como bases o compartilhamento de informações fiscais, de qualidade, logística e de padrões, como fichas técnicas, códigos EAN-13, códigos de fornecedor, etc.
Participantes
Carrefour: Definição do escopo, apoio técnico e operacional para levantamento de requisitos, apoio na integração de informações, disponibilização de informações, sensibilização de fornecedores.
Safe Trace: Mapeamento de requisitos, construção da ferramenta, construção das interfaces, implantação e treinamentos.
Resultados alcançados
O projeto teve como benefícios:
• Atendimento da RDC n°24;
• Padronização e regulação das analises do Controle de Qualidade;
• Identificação padronizada GS1-128;
• Laudos de recebimento e devolução em tempo real via WEB;
• Alerta de recebimento fora da política de datas;
• Maior interação com área comercial e fornecedores;
• Redução do tempo de analise;
• Redução de 90% no uso de papeis e impressão pelo Controle de Qualidade;
• Indicadores de performance dos fornecedores;
• Visualização padronizada dos Indicadores das 8 Plataformas do Carrefour, individualizadas ou combinadas.
• Ganhos de eficiência nos processos de recebimento, redução de custos com insumos, impacto ambiental positivo pelo menor uso de papéis.