Em 2015, a GS1 Brasil lançou o Programa Sustentabilidade em Código, levando o tema ao nível estratégico e integrando-o ao centro da sua atuação: a automação, pois acredita no poder dos padrões para transformar a maneira como trabalhamos e vivemos. Uma das principais iniciativas em sustentabilidade da entidade comtempla o apoio a profissionalização e a automação de organizações não governamentais (ONGS) por meio de aplicação dos Padrões GS1.
Em meados de agosto de 2015 surge o primeiro projeto realizado em parceria com a Associação Saúde Criança com o objetivo de automatizar os processos com a identificação de seus produtos e torna-lo eficiente além da profissionalização da associação.
A partir deste momento a GS1 Brasil passou a fornecer todo o apoio necessário para que a Associação Saúde Criança aplicasse as melhores práticas em seus processos para automatizar e potencializar sua performance.
Inicialmente foram realizadas visitas à sede da Associação Saúde Criança com o objetivo foi de mapear os processos desde a fabricação dos produtos, identificação e armazenagem e posteriormente envio para os quiosques do shopping Rio Sul e Barra Shopping para a comercialização dos mesmos.
Nesta fase do projeto foi detectado que a associação utilizava em seus produtos a numeração de uso interno e, em alguns momentos, o padrão GS1. Neste momento houve a necessidade de uma identificação única e exclusiva com o uso dos padrões globais GS1 para todos os produtos.
No projeto contamos também com a participação da empresa C&D Sistemas para ajustes no sistema para atender o Padrão GS1 (EAN-13). A empresa SEAL Tecnologia abraçou este projeto
ao doar 3 coletores sem fio facilitando a leitura dos produtos no controle de estoque e expedição na sede da associação e nos dois quiosques que ganharam eficiência no processo de venda e realização de inventário.
A Associação Saúde Criança inseriu todos os seus produtos no Cadastro Nacional de Produtos - ferramenta disponibilizada pela GS1 Brasil para gerenciamento e controle da numeração de produtos.