Desde o final de 2014 o Walmart Brasil realiza junto a seus fornecedores de frutas, legumes e verduras em todo o Brasil o Programa 3P, que conta com 3 pilares principais:
1P – AUDITORIAS - Todos fornecedores de hortifruti são Auditados ou Certificados em requisitos baseados no GFSI Global Markets e serão qualificados em função das evidências de conformidades.
2P - ANALISE DE AGROTÓXICOS - Amostras de frutas, legumes e verduras serão analisadas para identificação de resíduos de agrotóxicos, em laboratórios acreditados pela NBR ISO/IEC 17025 e habilitados pela ANVISA.
3P – RASTREABILIDADE - Todo produto recebido deve ser identificado por código que permita rastreá-lo desde sua origem. Todo fornecedor deve ser capaz de rastrear seus produtores.
O Programa 3P tem como objetivo atender às demandas relativas a segurança dos alimentos fornecidos em toda a rede Walmart Brasil com geração de valor em toda a cadeia de hortifruti, bem como fomentar o desenvolvimento dos fornecedores.
No início de 2017, para gerenciar todas as informações do programa 3P, foi implantado nos fornecedores participantes do programa o sistema FoodlogiQ, em parceria com a empresa WQS do Brasil, que é responsável pelo apoio técnico e tecnológico do Programa 3P.
Com a implantação do sistema FoodlogiQ os fornecedores de frutas, legumes e verduras do Walmart no Brasil e associados a GS1 Brasil, passaram a ter suas localizações (packing e terceiros) identificadas com o GLN, e da mesma forma todos os seus produtos identificados com o GTIN e cadastrados de acordo com o GPC.
Todos os documentos (auditorias + análises) compartilhados com o programa possuem sua identificação e produtos de referencia associados aos padrões GLN e GTIN da GS1 Brasil.
A rastreabilidade utiliza os padrões GLN e GTIN para identificação da localização e produto, respectivamente, e o próprio sistema gera uma etiqueta de rastreabilidade com os padrões de captura GS1 – 128.
Dessa forma os fornecedores do Programa 3P, associados a GS1, passam a ter toda a sua cadeia de frutas, legumes e verduras identificada através dos padrões da GS1 e pode se comunicar de forma mais rápida e correta.
A adoção das chaves de identificação GLN e GTIN auxiliou consideravelmente no processo de unificação de cadastro, garantindo que um mesmo fornecedor e seus terceiros possua um único registro no sistema e possa ser identificado em toda a cadeia de forma correta e precisa.
A utilização do padrão de captura GS1-128 nas etiquetas de rastreabilidade facilita a troca de informações entre o sistema FoodlogiQ e os demais sistemas utilizados pelo Walmart e pode ser utilizada para automação de processos. Um exemplo desse uso potencial é a utilização do GS1-128 para as inspeções de qualidade realizadas nos centros de distribuição do Walmart Brasil.
De forma geral, os padrões da GS1 adotados pelo Walmart Brasil através da implantação do sistema FoodlogiQ está auxiliando na diminuição dos erros das informações, através da correta identificação dos locais e produtos, bem como na agilidade e flexibilidade da captura de informações com o uso do código GS1-128.