As iniciativas socioambientais sempre estiveram na pauta da GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação. Em 2015, para fortalecer e expandir sua atuação no fortalecimento e crescimento dos negócios e reforçar seus valores corporativos, a entidade lançou o
Programa Sustentabilidade em Código, elevando o tema ao nível estratégico, integrando-o ao centro da sua atuação: a automação, pois acredita no poder dos padrões para transformar a maneira como trabalhamos e vivemos.
O programa conecta as várias atividades já existentes nessa área, com o intuito de apoiar a gestão da GS1 Brasil e disseminar para os seus diversos parceiros e associados a importância do desenvolvimento sustentável como o caminho ideal para um futuro melhor para as próximas gerações.
Em 2017, foi elaborada a proposta de valor em sustentabilidade da GS1 Brasil: "Realizar e apoiar, de forma colaborativa e por meio dos padrões GS1, iniciativas escaláveis que visem beneficiar a sociedade nos 3 principais aspectos da sustentabilidade."
A proposta de valor está norteando as ações em sustentabilidade, mapeando as oportunidades de atuação, elaborando as metas e o plano de ação, gerando valor para áreas estratégicas da entidade e seus diversos públicos de interesse.
A proposta de valor foi elaborada também para atender aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Dentre os 17 ODS a GS1 Brasil e o sistema GS1 contribuem para o cumprimento de 14 ODS.
Em 2017/2018, foi realizado o Projeto Código Verde, que automatizou a gestão e o processo de rastreabilidade do viveiro de plantas do Legado das Águas, maior reserva privada de mata atlântica do País, contribuindo para a conservação de um dos biomas mais ameaçados do planeta. Confira abaixo o video:
Saiba mais em www.gs1br.org/codigoverde