Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksGS1-DataBar

Solicitar código de barras
databar3-min.pngOs códigos de barras GS1 DataBar são freqüentemente usados em alimentos frescos (frutas, legumes e verduras) e em itens pequenos como joias e ferragens. ​

É capaz de carregar mais informações do que o código de barras EAN/UPC, possibilitando codificação de itens em diversos segmentos. Esses códigos de barras podem conter informações como o número do lote ou a data de validade de um item, além de outros atributos usados​ no ponto de venda, como o peso do item. ​​

O setor de frutas legumes e verduras (FLV) e o de itens de pesos variáveis (carne, aves, peixes, padaria, embutidos, frios), por exemplo, serão muito beneficiados. O produtor poderá ter seus produtos identificados desde a origem, o lote, a validade etc. De dimensões reduzidas e maior capacidade de armazenar dados, o código trás vantagens para o varejo e ao consumidor. 

Por exemplo, na operação de caixa pode-se ter o controle da data de validade de produtos perecíveis e evitar a venda ao consumidor caso ainda não tenham sido recolhidos da gôndola do supermercado. Outro fator sensível é o tamanho dos produtos e das embalagens. Itens como cosméticos, componentes eletrônicos e telecomunicações, ferragens, joias, entre outros, dificultam a identificação devido à falta de espaço para impressão dos códigos de barras. 

O código GS1 DataBar possibilitará a identificação de produtos com espaço limitado, com melhor desempenho de leitura e capacidade de incluir informações adicionais como números de série e lote e vencimento. Isso garante a melhor rastreabilidade do p​​​​​​​​​​roduto.​

​Bene​fícios do DataBar


​​GS1_Apples_DataBar_300dpi_RGB_2020-10-27.png
  1. Rastreabilidade.
  2. Gerenciamento de produtos na cadeia de suprimentos.
  3. Controle de quebras.
  4. Identificação do fornecedor e gerenciamento de categorias em alimentos frescos.
  5. Controle da data de validade.
  6. Ganho de espaço na codificação.
  7. Mais informações na embalagem.

Vídeo

Lembre-se:

Uma vez criado o código de identificação do produto, você jamais poderá alterá-lo, ou seja, ele nasce e morre com o item. 

Impressão do código de barras: A partir da numeração do item comercial (GTIN), você precisará gerar a imagem do código de barras para impressão. Há algumas alternativas: 

1. caso tenha softwares e equipamentos de impressão de etiqueta ou embalagem, você pode fazê-lo internamente; 

2. caso tenha um fornecedor gráfico, encaminhe a lista com a numeração dos itens (GTINs); 

3. se optar por uma impressora comum, utilize o Cadastro Nacional de Produtos para geração do número e impressão das etiquetas. A GS1 Brasil oferece uma ferramenta onde é possível encontrar uma relação de empresas que fornecem serviços de impressão do código de barras. 


Quer divulgar a sua empresa? Acesse a Plataforma de Negócios da GS1 Brasil.