Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksGS1-QR-Code

Solicitar código de barras

​​​​​​O QR Code é um código de barras bidimensional composto por pontos escuros, dispostos em um quadrado sobre um fundo branco. Trata-se de dados baseados em texto, que foram codificados para serem lidos por leitores de imagem, softwares ou aplicativos de smartphones. Este código se tornou popular pela sua grande capacidade de armazenamento em comparação com os códigos de barras lineares, com capacidade de até 4.396 caracteres e finalidade diretamente ligada ao marketing do produto.

O foco deste padrão é na Embalagem Estendida do produto, ou seja, por meio de uma URL informada, mostra informações que não estão visíveis no produto já identificado com padrão GS1, propiciando aos consumidores acesso às informações adicionais ou aos serviços referentes aos produtos, inclusive permitindo redirecionamento para conteúdo do website do produto ou empresa.

Desde sua introdução, o Código QR ganhou ampla aceitação em vários setores tais como fabricação, armazenagem e logística, varejo, transporte e, mais recentemente, nos aplicativos para telefones celulares.

A Embalagem Estendida é uma abordagem que propicia aos consumidores acesso às informações que não estão visíveis no produto já identificado com padrão GS1. Para os produtos de consumo, a recomendação é utilizar o GS1 QR Code quando os donos da marcas desejarem codificar um link para seu website.

O benefício da utilização do GS1 QR Code é que ele permite a utilização das informações do Sistema GS1, cujo QR Code genérico não faz. O uso do GS1 QR Code aumenta o seu atual investimento nos Padrões do Sistema GS1. À medida que tendemos a promover o uso do GS1 QR Code para aplicações comerciais, ele pode ser usado em toda a cadeia de suprimentos entre os parceiros comerciais, conforme o GS1 QR Code possui a capacidade de conter os atributos de dados tais como lote/batch, data de vencimento etc. O GS1 QR Code é baseado em padrões, portanto os parceiros comerciais “falam a mesma língua”, garantindo exclusividade na identificação do produto por meio do uso do Número Global de Item Comercial (GTIN) e do Número de Componente de Embalagem (PCN). O GS1 QR Code proporciona uma simbologia padrão para acessar a Fonte de Dados Confiáveis da GS1.

A tecnologia Mobile e aplicativos existentes leem informações baseadas em “textos” e URL, ou seja, se houver a criação e utilização de um QR Code, onde nele haja informações do GTIN, ele lerá todas, no entanto em formato “texto”. A GS1 Brasil está desenvolvendo aplicativos mais direcionados à leitura do GS1 QR Code com o GTIN onde seja possível explorar mais as informações inseridas no GS1 QR Code.​

 Recomendações

A GS1 recomenda que a utilização do GS1 QR Code seja sempre atrelada a um GTIN+ URL, sendo que esta combinação (GTIN-14 + URL) deve ser “montada” com a estrutura de AIs, (utilizada hoje em outros padrões GS1). No caso, AI(01) e AI(8200); por exemplo, quando o GTIN do item comercial for expresso em 14 dígitos, temos 01234567890128 e a URL para acessar as informações é http://exemplo.com/01234567890128

  • Quando codificado no símbolo, a sequência para codificação é: (01) 01234567890128 (8200) http://exemplo.com
  • Quando processada a URL, a barra e o GTIN associados chegam em:http://example.com/01234567890128