Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksXML

Solicitar código de barras

GS1 XML

XML é um acrônimo para "eXtensible Markup Language", projetado para a troca de informações por meio da internet. Dentro do conjunto de normas da GS1, o XML é utilizado para a Intercâmbio Eletrônico de Dados - GS1 eCom.

O GS1 XML é projetado de tal forma que o transporte de mensagens seja neutro. A ferramenta suporta mensagens confiáveis e seguras por meio do uso de AS1, AS2, AS3, AS4 e ebMS, bem como outros protocolos de transporte. É muito simples para a troca de documentos GS1 XML usando qualquer solução ou perfil técnico, como Web Services.

Como Funciona

As normas são publicados como esquemas XML, definindo conteúdo e estrutura das mensagens. A mensagem real é trocada entre parceiros de negócios, na forma de documentos XML iminente.

Os esquemas são usados como base para criar as mensagens iminetes e validá-los. Cada um dos parceiros de negócios tem uma cópia do esquema XML padrão que define determinada mensagem. Quando a mensagem é gerada pelo sistema do remetente, ela deve ser validada com base neste esquema. Quaisquer possíveis erros devem ser corrigidos antes de enviar.

No lado do receptor a validação ocorre no ponto de recebimento do software de troca, antes que algum dado seja transmitido para o aplicativo de negócios dos usuários.

Representação XML 

Mensagens

As mensagens GS1 XML são desenvolvidas utilizando a metodologia de modelagem de processos de negócio. Em primeiro lugar, o processo de negócio é descrito, incluindo a identificação dos dados de negócio que precisam ser trocadas entre as principais partes. Esta informação é então mapeada para as mensagens eletrônicas. Assim, as mensagens GS1 XML nem sempre são equivalentes de documentos de negócios de papel tradicionais.

As mensagens disponíveis no padrão GS1 XML abrangem as seguintes áreas da cadeia de abastecimento:

  • Mensagens de sincronização de dados que permitem o envio de informações sobre os atributos de item de comércio e apoiam a sua sincronização automática entre parceiros de negócios, utilizando a Rede de Sincronização de Dados Global (GDSN);
  • Mensagens utilizadas para encomendar produtos e responder a esta ordem;
  • Mensagens usadas para anunciar o envio de bens e confirmar o seu recebimento;
  • Mensagens solicitando o pagamento das mercadorias vendidas e informando sobre o pagamento a ser enviado;
  • Mensagens para planejamento e execução de transporte;
  • Mensagens de apoio de reposição automática de bens.

Os padrões GS1 XML suportam tanto Downstream (entre os fabricantes de bens de consumo e varejo) e Upstream (entre os fabricantes de bens de consumo e seus fornecedores de matéria-prima, embalagens, etc) de comunicação.

 
Atenção

Confira aqui o Ajuste SINIEF de 14 de julho de 2017 sobre a validação do GTIN na Nota Fiscal Eletrônica.