Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksInternet-das-Coisas

Solicitar código de barras
Skip Navigation LinksGS1 Brasil > Códigos e Padrões > O que você precisa? > Internet das Coisas (IoT)

Internet das Coisas (IoT)

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​A Internet das Coisas - IoT é aplicada em sistemas, dispositivos, tecnologias e aplicativos - em toda a indústria e em todo o mundo - impulsionada por: 

  • Uma expectativa de empresas e consumidores de que tudo está “conectado”;
  • Aumentar as capacidades e reduzir o custo de microcontroladores e tecnologias de comunicação; 
  • A explosão de plataformas de coleta, processamento e compartilhamento de dados baseados em nuvem; 

As soluções da GS1 conectam os mundos físico e digital. A identificação de objetos, ativos, localizações, etc. e a captura automática de dados são fornecidas por códigos de barras GS1 e EPC / RFID. Os Padrões GS1 para compartilhamento de dados permitem dados interoperáveis, confiáveis e transparentes que são fundamentais para liberar recursos de IoT. 

A GS1 também fornece uma base confiável para o uso responsável das tecnologias por trás de seus padrões - abrindo caminho para o futuro da IoT, fornecendo as melhores práticas para avaliação de risco e proteção de dados.
​​

Blockchain


Blockchain é uma das novas tecnologias mais comentadas - indo além das criptomoedas e emergindo como um habilitador para rastreabilidade, especialmente em aplicações de segurança alimentar. 

O entusiasmo recente em torno do blockchain renovou o interesse da indústria sobre o valor comercial do compartilhamento, transparência, visibilidade e confiança de dados. Blockchains são bancos de dados compartilhados (ou índices) de informações sobre transações e eventos. 
Armazenar dados de eventos sobre sua cadeia de suprimentos ou sobre seus produtos, ativos, serviços ou “coisas” em um banco de dados compartilhado não é um conceito novo. Na verdade, setores inteiros compartilham esses dados há anos. A promessa do Blockchain é fazer isso de forma mais eficiente com a rede, permitindo relacionamentos de confiança entre as partes de novas maneiras. 

Padrões GS1 e blockchain 


Os padrões globais da GS1 para identificação e dados estruturados permitem que os usuários da rede blockchain escalem a adoção corporativa e mantenham uma versão única e compartilhada da verdade sobre a cadeia de suprimentos e eventos de logística - aumentando a integridade dos dados e a confiança entre as partes e reduzindo a duplicidade e reconciliação de dados. 

Os dados armazenados ou referenciados por redes blockchain podem ser estruturados para comunicações compartilhadas e interoperabilidade por meio do uso de padrões. Por exemplo, os padrões abertos GS1 e ISO de Electronic Product Code Information Services (EPCIS) e Core Business Vocabulary (CBV) permitem a troca padronizada de dados e rastreamento em nível de item. ​