Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation Linksentenda-o-codigo-de-barras

Solicitar código de barras
Skip Navigation LinksGS1 Brasil > Códigos e Padrões > O que você precisa? > Entenda o Código de Barras

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​O código de barras é muito simples e vem transformando a maneira como trabalhamos e vivemos há mais de 50 anos em todo o mundo. 

Existem vários tipos de códigos, o mais comum é o que utilizamos nos produtos que são vendidos no varejo, também chamados de códigos EAN-13. 

​​Este tipo de código de barras é formado por duas partes: ​

numeros_big.png

​Número do código

Também chamado de GTIN (Número Global de Item Comercial). Essa é uma numeração padronizada globalmente pela GS1, que garante que o código será exclusivo do seu produto​ em qualquer lugar do mundo.

barras_big.png

Barras

Que são apenas a representação gráfica dos números, ou seja, do GTIN.​ O código de barras contém todas as informações relevantes sobre um produto​.

​E-commerce e marketplaces

No e-commerce e marketplaces, o que identifica o produto no sistema é o número do código de barras (GTIN). Grandes nomes como Google Shopping, Amazon, Ebay, Marketplace Cnova, entre outros, entendem que o GTIN é essencial para ampliar o potencial de vendas. ​​
​​

​​Conheça o código de barras

​​

​​​Conheça os tipos de códigos​​

EAN/UPC  
EAN/UPC

O mais famoso!!! Código desenvolvido especificamente para leitura no ponto de venda (PDV), devido à agilidade propiciada na captura da informação.


Veja Mais
GS1 DataBar  
GS1 DataBar

Códigos que podem ser escaneados no PDV, com possiblidade de serem muito menores do que os códigos EAN/UPC e ainda conter informações adicionais como número serial, número de lote e/ou data de validade. É uma tendência global utilizar esse código no setor de frutas, verduras e legumes (FLV) e outros produtos perecíveis.

Veja Mais
GS1-128  
GS1-128

Código de barras que permite codificar todas as chaves GS1. Utilizado na gestão de logística e de rastreabilidade por meio da codificação de informações adicionais como número serial, número de lote, data de validade, quantidades, número de pedido do cliente etc.


Veja Mais
ITF-14  
ITF-14

Código de barras desenvolvido para codificar apenas GTINs, pode ser impresso diretamente em substrato corrugado (caixa de papelão) oferecendo um bom desempenho de leitura. Não pode ser utilizado para identificar itens comerciais que passarão pelo PDV.


Veja Mais
GS1 DataMatrix  
GS1 DataMatrix

Símbolo bidimensional para aplicações especiais que permite codificar informações em espaços menores que os códigos lineares e agregar informações adicionais como código do produto, lote e validade. Principal código do segmento hospitalar, por permitir identificação de itens muito pequenos e possibilitando a sua rastreabilidade.

Veja Mais
GS1 QR Code  
GS1 QR Code

QR Codes são módulos pretos densos distribuídos em um formato padrão de caixa em um fundo branco, um primo mais sofisticado do código de barras que pode conter 100 vezes mais informações.


Veja Mais ​​​​​​​​

E-books Gratuitos

​​Quer saber mais? Acesso nosso e-book gratuito.