Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksBananas-Correa

Solicitar código de barras
Skip Navigation LinksGS1 Brasil > Conteúdo > Cases > Bananas Correa

Bananas Correa

Em 1945 o Sr. Salvador Corrêa iniciou o plantio de banana num pequeno sitio no município de Miracatu. Em 1969 foi para cidade de São Bernardo do Campo trabalhar em feiras livres comercializando seu produto, dando assim o início a Bananas Correa.

Na década de 80 acompanhando a expansão no setor de hortifruti para mercados e sacolões, a Bananas Correa se estrutura e se especializa em atender esse segmento sem perder a preocupação em fornecer frutas de qualidade.

Em 1993 visando a continuidade do fornecimento, foi o que levou a Bananas Correa, adquirir uma propriedade de 690 hectares no município de Jacupiranga a Fazenda Salto do Berrador, sendo que reservou uma área para produção de 220 hectares. 

No final da década de 90 iniciou-se a comercialização nas redes de supermercados especializados. Em 2010 foi inaugurado o centro de distribuição e climatização localizado em São Bernardo do Campo com um parque de 5.000 m². 

Desde 2017 a empresa vem expandindo sua área de produção para outros estados, como o estado de Minas Gerais. A empresa tem como premissa o cuidado em todas as etapas da produção da fruta desde a colheita, recebimento, manuseio na casa de embalamento, climatização. Todos estas operações são realizadas por profissionais capacitados para entender e atender os controles necessários para a garantia da sanidade do alimento.

A empresa tem realizado investimentos tecnológicos para automação de seus processos para melhorar os controles internos e torná-los mais eficientes visando a qualidade do fruto e a segurança de seus consumidores. Com este foco tem implantado o Caderno de Campo para as operações de produção, o Sistema Rastreador PariPassu para o controle do fluxo do produto do recebimento no packing house até sua saída e o CLICQ - Check List de Inspeção e Controle de Qualidade que além de gerenciar os processos de controle possibilita a Inspeção e Controle de Qualidade dos produtos, da fazenda até o consumidor.

No Sistema Caderno de Campo, são registradas todas as operações da área produtiva, sendo as básicas plantio, manejo e colheita as indicadas para garantir indicadores de desempenho básicos. 

No momento da colheita é gerado o código de rastreabilidade do alimento, que o seguirá até o seu consumo final, independente dos processos intermediários realizados. 

O passo seguinte é o recebimento do produto no packing house, através do Sistema Rastreador. O Sistema Rastreador é uma solução desenvolvida para controlar o fluxo de movimentação do produto em todas as etapas do packing house, sendo que desde seu início, a mercadoria mantém a identificação com um número de lote, que acompanha o produto no processamento, envio para a climatização até a saída para o cliente varejista ou comercializador da mercadoria.

A identificação do pallet e das caixas, respectivamente, ocorre no padrão GS1-128.

Em sequência a este processo, outra solução complementar utilizada é o CLICQ. O CLICQ é um aplicativo para coleta de dados de qualidade, estruturado, totalmente customizável, em versão web e com uma interface que facilita a aplicação na versão mobile, instaladas em smartphones e disponibilizados a equipe responsável da fazenda e do packing house que possibilita o registro das inspeções e mantém o histórico de tudo o que acontece com a fruta.

No CLICQ é possível programar a escolha de tipos de respostas em números, textos, datas, escolhas simples ou múltiplas, plano amostral, fichas técnicas, limites pré-definidos e, como principal ganho na operação, a identificação do produtor, produto e lote através da leitura do padrão GS1-128.

As informações são coletadas através de smartphones, que podem operar em modo off-line, onde a equipe da qualidade no recebimento, preenche sequencialmente os itens da ficha técnica, sendo que o aplicativo indica através de alertas os itens não preenchidos ou que tenham ultrapassado limites pré-estabelecidos nas fichas técnicas específicas. Nesta mesma operação de registro, o técnico insere fotos, comentários e consulta as referências técnicas cadastradas, caso tenha dúvidas sobre a questão.

Ao término da avaliação o técnico inspetor finaliza sua aplicação e o sistema gera, automaticamente, o relatório com todas as informações registradas durante o processo. Elimina-se, desta forma, todos os processos paralelos e retrabalhos de transcrição física para o digital.

Padrão utilizado

Automatização dos processos internos e expedição com aplicação do GS1-128.

Da teoria à prática | Sobre o projeto

A decisão para a utilização do Padrão GS1-128 na coleta de dados durante o recebimento no packing house, o envio e as inspeções de qualidade ocorreu como oportunidade de incremento na eficiência para a coleta e segurança do registro da informação, utilizando o padrão internacional GS1-128 e a integração no fluxo dos resultados dos laudos - de forma automática internamente e também com a base de parceiros fornecedores.

O ponto de partida inicia-se na versão web dos Sistemas Caderno de Campo, Rastreador e CLICQ PariPassu, configurando as operações de controle no campo e no packing house, os quais, anteriormente, eram preenchidos em documentos impressos em papel e, posteriormente transferidos para o MS Excel.

Participantes

Bananas Correa, Bambu 5 e PariPassu foram as empresas responsáveis pela implantação e estruturação prática do processo para a automação do campo a mesa dos produtos Correa.

Bananas Correa definiu que estrategicamente deveria adotar tecnologias que garantissem sua competitividade e permanência no mercado integrando registros do campo, packing e qualidade.

Consultoria Bambu 5 através do mapeamento do processo apoiou e orientou a equipe de operação Bananas Correa os pontos de controle necessários e encaixados com as soluções PariPassu.

A PariPassu com sua equipe de tecnologia configurou e implementou junto aos gestores do cliente os controles e respectivos indicadores para a gestão da informação, sempre baseado nos padrões GS1-128.

Resultados alcançados

A automação dos controles da empresa Bananas Correa trouxe resultados importantes dentro e fora da operação da empresa.

Macro resultados das soluções implementadas:

1. Organização dos processos do campo a mesa, preparando para a certificação Global GAP a campo;

2. Aumento das capacitações internas das equipes para repasse das responsabilidades e indicadores das equipes;

3. Redução de erros no recebimento, separação e envio para as câmaras de climatização da empresa através do código de rastreabilidade no padrão GS1-128;

4. Clareza dos problemas de qualidade para apoiar a correção das atividades de campo e manipulação, de forma a reduzir as devoluções

O desenvolvimento do projeto iniciou-se no primeiro semestre deste ano, coincidindo com o período de inverno, sendo uma época de maior dificuldade para a produção e manutenção da qualidade do produto.