Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksCarrefour-e-a-RDC-24-ANVISA

Solicitar código de barras
Skip Navigation LinksGS1 Brasil > Conteúdo > Cases > Carrefour e a RDC-24/ANVISA

Carrefour e a RDC-24/ANVISA

30267-005-Logos-Carrefour-31.jpg
Há 40 anos, o Grupo Carrefour destaca-se como um dos líderes mundiais em distribuição de alimentos. Atualmente são 9.872 lojas espalhadas pelo mundo. Além de hiper e supermercados, plataforma de vendas online, lojas de conveniência, cash & carry e e-commerce, o leque de serviços se amplia ainda com a rede de farmácias, postos de gasolina, banco e cartões de compras. 

Pioneiro em países como o Brasil (1975) e China (1996), o Grupo opera atualmente em três grandes mercados: Europa, América Latina e Ásia. Com presença marcante em 32 países, mais de 56% do volume de negócios do Grupo deriva de fora de França. 

O Grupo vê um forte potencial de crescimento internacional no futuro, especialmente em grandes mercados internacionais tais como China, Brasil, Indonésia, Polônia e Turquia. 

São mais de 70 mil colaboradores que compartilham com fornecedores e parceiros o compromisso de satisfazer e encantar os consumidores e construir sua história.

Da teoria à prática | Sobre o projeto

Desenvolvimento e implantação de uma plataforma colaborativa web para compartilhamento de informações de segurança alimentar e rastreabilidade denominada Sistema Integrado de Qualidade (SIQ) Carrefour, em que Carrefour e fornecedores são demandados a compartilhar informações necessárias ao cumprimento dos requisitos da RDC/24 da ANVISA (Recall de alimentos), bem padronizar a identificação das embalagens secundárias e os paletes com códigos de barras no padrão GS1-128, conforme modelos previamente desenvolvidos pela GS1. 
 
A aplicação da identificação padronizada é fundamental à automação dos processos, viabilizando em um primeiro momento, na inspeção de recebimento, validar pela leitura dos códigos as informações previamente enviadas pelo fornecedor, e em seguida, facilitar os processos de separação de produtos, bem como a coleta de pesos variáveis e datas de validade.

O projeto permitiu ganhos de eficiência nos processos de recebimento, redução de custos com insumos, impacto ambiental positivo pelo menor uso de papéis.

A dinâmica de recebimento de produtos em centros de distribuição, independentemente de seu porte, demanda contínuos esforços na melhoria de processos e registros de informações. No varejo de alimentos, essa demanda ainda é potencializada pelo grande sortimento de itens recebidos, inspecionados, movimentados e expedidos diariamente, bem como pelos constantes requisitos de qualidade a serem cumpridos visando garantir alimentos saudáveis e evitar potenciais riscos, perdas ou rupturas. 

Diante dessa realidade, a automação de processos se torna indispensável para dar maior agilidade e acurácia aos processos, bem como atender a novas exigências regulatórias.

O Grupo Carrefour, ciente de seu papel de indução dos fornecedores à cultura da segurança alimentar, prevenção de riscos e perdas, solicitou à empresa Safe Trace S/A, sua parceira e fornecedora de uma plataforma colaborativa de serviços em rastreabilidade de alimentos nas linhas Garantia de Origem Carrefour desde 2010, que realizasse o levantamento de requisitos e construção de uma solução que atenda aos requisitos da RDC/24 da Anvisa, e substitua processos realizados em papel e planilhas por uma plataforma de compartilhamento de informações de qualidade e rastreabilidade, resultando no Sistema Integrado de Qualidade (SIQ) Carrefour. 

O Sistema integrado de Qualidade é uma plataforma colaborativa de informações, compartilhada entre os fornecedores e o próprio Carrefour, e tem como bases o compartilhamento de informações fiscais, de qualidade, logística e de padrões, como fichas técnicas, códigos EAN-13, códigos de fornecedor, etc.

Participantes

Carrefour: Definição do escopo, apoio técnico e operacional para levantamento de requisitos, apoio na integração de informações, disponibilização de informações, sensibilização de fornecedores.

Safe Trace: Mapeamento de requisitos, construção da ferramenta, construção das interfaces, implantação e treinamentos.

Resultados alcançados

O projeto teve como benefícios: 

• Atendimento da RDC n°24;
• Padronização e regulação das analises do Controle de Qualidade;
• Identificação padronizada GS1-128; 
• Laudos de recebimento e devolução em tempo real via WEB;
• Alerta de recebimento fora da política de datas;
• Maior interação com área comercial e fornecedores; 
• Redução do tempo de analise;
• Redução de 90% no uso de papeis e impressão pelo Controle de Qualidade;
• Indicadores de performance dos fornecedores;
• Visualização padronizada dos Indicadores das 8 Plataformas do Carrefour, individualizadas ou combinadas.
• Ganhos de eficiência nos processos de recebimento, redução de custos com insumos, impacto ambiental positivo pelo menor uso de papéis.