Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation Linkspadronizacao-do-codigo-de-barras-na-mascky

Solicitar código de barras
Skip Navigation LinksGS1 Brasil > Conteúdo > Cases > Padronização do código de barras na Mascky

Padronização do código de barras na Mascky

A empresa Mascky Comercio e Distribuição Ltda Me iniciou sua operação em fevereiro de 2013 com venda de itens de presente em lojas de conveniências, padaria, banca de jornal e comércio em geral.

Em 2014 os varejos, clientes da Mascky, passaram a solicitar carregadores de celular; nesse momento, o empresário identificou uma oportunidade de desenvolver sua própria marca. 
Inicialmente a apresentação do produto era composta por uma embalagem plástica transparente que continha uma pequena etiqueta com o nome da marca. Em visita aos seus clientes, o empresário percebeu que a apresentação do seu produto, no mostruário do seu parceiro comercial, não estava tão atrativa quanto a de seus concorrentes, e paralelamente verificou que a quantidade de pedidos estava reduzindo.

O empresário desenvolveu uma identidade visual para sua marca, modernizou a apresentação da embalagem, mas essas inovações não eram suficientes, pois os varejos com os quais mantinha relação comercial eram automatizados e seus produtos não estavam preparados para automação, o que forçava o varejo a colar em cada item uma etiqueta contendo o preço do produto, ou ter uma tabela em papel contendo os preços de cada item no checkout. Essa prática tomava um tempo considerável dos vendedores da loja e ampliava a possibilidade de erro de digitação por parte do caixa.

Em 2016 o empresário concluiu que o próximo passo era preparar seu produto para os varejos automatizados e se associou a GS1 Brasil para incluir o código de barras em seu produto. O produto se tornou mais competitivo e as vendas aumentaram em 50%.

 Da teoria à prática | Sobre o projeto

A Exigência do mercado por produtos identificados com o padrão GS1 foi o que levou a empresa a se associar à GS1 Brasil. Após a associação, o empresário percebeu que os códigos, além de auxiliarem na conquista de novos parceiros comerciais, também ajudaram no controle interno dos seus produtos.

Atualmente o tempo útil mensal do empresário é consumido em 85% por questões operacionais. Seu objetivo é aumentar o tempo disponível para relacionamento e vendas, e para alcançar esse objetivo pretende utilizar o código de barras do produto como fonte de informação de pesquisa do item, chave para formalização de pedidos e controle estoque.

 Padrão utilizado

  • Padronização do código de Barras (EAN-13) que identificou os produtos de forma única e exclusiva;
  • Registro dos produtos no Cadastro Nacional de Produtos (CNP) facilitando a gestão e o controle da numeração;
  • Certificação de Código de Barras que proporcionou maior eficiência na leitura dos códigos de barras, gerando mais rapidez na operação e garantindo uma melhor experiência de compra.

 Resultados alcançados

Vantagens: aumento de vendas e melhoria no controle de estoque. Aumento em 50% na venda dos carregadores nos pontos de venda.

Como próximos passos a empresa vislumbra:

• Identificação dos ativos retornáveis para controle da empresa Mascky Comercio E Distribuição Ltda Me;
• Automatizar o estoque interno;
• Criação de site da empresa para que os pedidos sejam realizados online;
• A comunicação dos pedidos realizados no site com ERP da empresa ter como chave o GTIN do produto que contribuirá para:
- Redução do tempo utilizado em questões operacionais (ida em cada cliente para gerar pedido); 
- Aumento de tempo disponível para prospectar novos clientes; 
- Identificar corretamente os produtos de cada pedido, e poder ofertar ao cliente exatamente o que ele mais vende.