Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation Linkspadronizacao-do-codigo-de-barras-na-panks

Solicitar código de barras
Skip Navigation LinksGS1 Brasil > Conteúdo > Cases > Padronização do código de barras na Pankz

Padronização do código de barras na Pankz

Pankz.2.pngA ideia surgiu em 2013, a partir de uma viagem aos Estados Unidos e, posteriormente, uma análise de produtos consumidos nos cafés da manhã pela população em geral. Por um lado, os empreendedores perceberam que o consumo de panquecas americanas não estava bem difundido no Brasil e, por outro lado, havia a necessidade crescente de produtos práticos e saborosos para atender ao escasso tempo nas manhãs dos brasileiros. Daí então surgiu a Pankz, panqueca americana na garrafinha, bastando adicionar água para o seu preparo.

Assim começou a história da empresa, que em aproximadamente oito (8) meses de planejamento e criação colocou o primeiro lote no mercado.

Depois de passar por algumas consultorias empresariais, como Sebrae e GS1 Brasil, a empresa se instalou em 2016 em Itapevi, São Paulo, em parceria com um operador logístico que facilmente garante as entregas de sua produção. Atualmente a empresa tem capacidade mensal de 3.000 unidades/mês, cerca de 0,5 tonelada de mistura pronta para panquecas.

 

 Padrões utilizados

  • Padronização do código de Barras (EAN-13), que identifica os produtos de forma única e exclusiva;
  • Registro dos produtos no Cadastro Nacional de Produtos (CNP), facilitando a gestão e o controle da numeração;
  • Certificação de Código de Barras que proporcionou maior eficiência na leitura dos códigos de barras, gerando mais rapidez na operação e garantindo uma melhor experiência de compra.

 Da teoria à prática | Sobre o projeto

Desde o primeiro contato com o Sebrae, quando se discutía a empresa ainda em fase embrionária, os empreendedores foram alertados da importância da identificação dos produtos através de códigos de barras. 

Nesse momento, os empreendedores procuraram a GS1 Brasil e rapidamente entenderam a abrangência e quão fundamental é um código de barras. Ele é determinante para garantir a entrada dos produtos nos grandes varejistas desde o momento da apresentação e cadastro do produto. Ou seja, não é apenas uma questão de controles internos, trata-se de identificação nacional do produto e principal ferramenta para o fluxo logístico que passa pela entrada do produto no varejista, armazenamento, verificação de preço, e por fim identificação no caixa no momento em que o consumidor finaliza sua compra. 
Tendo em conta esse contexto, a empresa não teve dúvidas: utilizaram o código de barras tanto no produto quanto em suas caixas.


 Vídeo

 Resultados alcançados

Depois de praticamente três anos de trabalho, o planejamento prevê o ROI para os próximos três anos, o qual pretende reinvestir na empresa pelo potencial demonstrado até momento.

Busca de Parcerias (Cada um com sua especialidade)
- Encontrar bons parceiros para o desenvolvimento de arte, instrução de um contador e laboratório certificado foi fundamental para economia de tempo e dinheironte;

Produto totalmente identificado desde o primeiro rótulo (Planejamento da Embalagem)
- O gerenciamento de embalagens e rótulos não é uma tarefa trivial e caso a identificação não esteja devidamente realizada desde a criação do primeiro rótulo, o prejuízo é grande pois pode não haver reaproveitamento e perdas financeiras irão ocorrer. 

Falar em ser bem-sucedido significa dizer que o código de barras é utilizado na Pankz para gestão de estoque e vendas dos produtos, e só foi possível entrar nos varejos - objetivo principal da empresa - porque os produtos possuíam código de barras no padrão global.

Atualmente a Panks fornece para:
  • Casa Santa Luzia
  • Walmarte
  • Empório São Paulo
  • Varanda (empório)
  • Master Frei Caneca