Em uma economia globalizada, a segurança dos consumidores requer soluções inovadoras que sejam de âmbito mundial, para fortalecer o compartilhamento de informações em tempo real através das fronteiras. Por isso, a OECD está aumentando ainda mais a colaboração com a GS1, para fornecer aos consumidores, empresas e governos com uma única fonte de informações confiáveis referente aos recalls de produtos.
A OCDE lançou seu
portal GlobalRecalls em 19 de outubro de 2012. É a primeira ferramenta online que contém informações atualizadas regularmente sobre recalls de produtos de consumo emitidos pelas jurisdições em todo mundo. O portal já foi visto quase 700 mil vezes.
Com a adoção dos padrões GS1 para a identificação de produto (GTIN) e a classificação global de produto (GPC), os recursos de pesquisa e recurso multilingual do portal GlobalRecalls serão significativamente reforçados. A utilização de um padrão global facilita a interoperabilidade de dados integrados de jurisdições no portal GlobalRecalls e elimina ambigüidades nos produtos. A colaboração entre especialistas da GS1 e da OCDE também vai apoiar a criação de uma ferramenta automatizada para reunir informações sobre os recalls de produtos a partir de jurisdições em tempo real.
“O portal GlobalRecalls está em conformidade com nosso compromisso para desenvolver melhores diretrizes para uma vida melhor,” disse o secretário-geral adjunto da OCDE, Rintaro Tamaki. "Estamos satisfeitos em aumentar nossa colaboração com a organização GS1 em nossa missão para melhorar a segurança do consumidor em nível mundial. Outros stakeholders, incluindo representantes de empresas, são incentivados a aderir à iniciativa."
“A GS1 parabeniza a OCDE sobre esta iniciativa de segurança de consumo global muito importante e bem-sucedida", disse o presidente e CEO da GS1 Miguel Lopera. "Os padrões GS1 para identificação do produto, classificação, rastreabilidade e recall multijurisdicional, todos eles desempenham um papel vital na garantia de proteção da marca e da segurança do consumidor. Estamos ansiosos para uma maior colaboração com a OCDE. "
As organizações também estão desenvolvendo em conjunto de uma aplicação móvel com base em padrões globais, que oferecem uma ferramenta de fácil utilização para identificar os produtos perigosos.