Como funciona a GDSN?
Dentro da GS1 GDSN, os itens comerciais estão identificados utilizando a única combinação de GTINs e GLNs do data source (fornecedor, distribuidor ou agente) e o mercado-alvo (o país no qual o item comercial pretende ser vendido), enquanto as entidades (todos os parceiros comerciais) estão identificados com um GLN.
O modelo GDSN utilizado suporta uma rede de data pools interoperacionais certificadas. Os fornecedores e cliente/compradores podem ter um único ponto de acesso à GS1 GDSN por meio de um data pool certificado pela GS1 GDSN; no entanto, as necessidades de negócio podem exigir pontos de acesso múltiplos, o que também é possível.
Os fornecedores e clientes/compradores que queiram sincronizar os dados de itens e locais (parceiro comercial) uns com os outros devem seguir os cinco passos mencionados abaixo:
1. Carregamento do Dado: O fornecedor registra seus dados (ou o catálogo de produtos) no Datapool de Origem;
2. Registro do Dado: Um subconjunto desses dados é enviado para o GS1 Global Registry®(ou Registro Global). Esse registro global atua como um coordenador de informações, ou seja, é ele quem indicará em qual datapool está a informação que será sincronizada entre os parceiros. De maneira análoga, o GS1 Global Registry® pode ser comparado às páginas amarelas de uma lista telefônica. Por meio dessa lista, temos algumas informações dos contatos que nos interessam, como nome, endereço e telefone. Portanto, é essa lista, que irá fornecer os dados mínimos para que se encontre quem se está procurando e se comunique com o contato.
3. Requisição de Subscrição: O comprador, por meio do Datapool, faz a subscrição para receber os dados do fornecedor.
4. Publicação do Dado: Se o vendedor aprovar, o Datapool publicará a informação solicitada pelo comprador.
5. Confirmação do Destinatário: O comprador envia uma confirmação para o fornecedor por meio do Datapool, encerrando o ciclo de comunicação.