Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksBRF---Adoção-do-DataMatrix-para-rastreabilidade-de-alimentos

Solicitar código de barras
Skip Navigation LinksGS1 Brasil > Conteúdo > Cases > BRF - Adoção do GS1 DataMatrix para rastreabilidade de alimentos

BRF - Adoção do GS1 DataMatrix para rastreabilidade de alimentos

Com um portfólio amplo de produtos e marcas consagradas como Sadia, Perdigão e Qualy, a BRF é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Por isso, os processos que envolvem qualidade e segurança são primordiais para os resultados da companhia.

Nesse sentido, a empresa implementou o código GS1 DataMatrix, permitindo que todas as informações do produto sejam carregadas nesta simbologia e percorram toda a linha de produção, agilizando os processos internos de conferência, recebimento, controle de estoque e expedição.

Com isso, a companhia passou a ter maior visibilidade e rastreabilidade, garantindo a segurança dos alimentos. Confira o case da BRF no Prêmio Automação 2019: https://noticias.gs1br.org/brf-adota-gs1-datamatrix-para-rastreabilidade-de-alimentos/

 

Aplicação

  • GS1 DataMatrix em todo o parque de coletores para que todas as leituras sejam realizadas de forma automatizada. 
  • Objetivo: desde a geração e validação das etiquetas, passando pelo apontamento de produção, estoque, separação, expedição e também por todas as fases de registro e histórico do produto, ter rastreabilidade de todo o processo fabril.

Pontos de Destaque

  • Projeto piloto no CD mais moderno com sistema SORTER (capacidade de 10.800 caixas por hora)
  •  100% das leituras realizadas por leitores 2D perante uma realidade de acuracidade de no máximo 78% de leitura utilizando os códigos 2D. 
  • Deixaram de ser rejeitadas em torno de 2.376 caixas por hora operando em sua capacidade total.

Benefícios

  • Maior acuracidade, velocidade e segurança na coleta das informações.
  • Agilidade e assertividade com apontamento eficiente de produção.
  • Segurança e Rastreabilidade caixa a caixa.
  • Garantia e confiabilidade nas informações geradas, proporcionando maior rastreabilidade, redução exponencial do tempo para execução das atividades atualmente levam em torno de 4 horas e com a implementação do projeto levarão em torno de 5 minutos.
  • Redução de mais de R$ 311.000,00 por ano, somente em uma operação de apenas um dos nossos CDs, entre mão de obra e custo com reimpressão de etiquetas para tratativa desse reprocesso.